segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre a Cerimônia do Oscar 2009



Depois de uma cerimônia econômica como a do ano passado, era meio óbvio que a Academia fosse extrapolar esse ano (apesar de que foi um tantinho megalomaníaca, não? – o primeiro número musical foi até legal, com um Hugh Jackman competente, mas aquele segundo saturou a coisa toda). Das várias idéias novas apresentadas, a melhor sem dúvida foi a das indicações sendo apresentadas pelos “padrinhos”, o que proporcionou uma atenção especial a cada indicado, algo que não ocorre com freqüência. A cerimônia toda, diga-se de passagem, se mostrou até que bastante generosa, com todas aquelas homenagens ao que de “melhor” (cof cof, pelo menos na perspectiva deles) o cinema mostrou em cada gênero. Outro grande momento da noite foi a inusitada (e genial) imitação do Ben Stiller ao Joaquin Phoenix (vídeo abaixo), uma referência à já clássica entrevista do ator com o David Letterman. Destaco também aquele pequeno “curta” escrito pelo Judd Apatow e Seth Rogen, em que este atua ao lado do James Franco, ambos revivendo seus personagens em Pineapple Express (infelizmente renegado pela distribuidoras e lançado diretamente em DVD), comentando cada indicado da noite (e, depois disso, ao apresentarem o prêmio de melhor curta-metragem, o tropeço de Franco ao pronunciar o nome do vencedor, um filme polonês, seguida de uma risada do Rogen, foi algo realmente hilário).

Se por um lado tivemos algumas mudanças (que acho não serão definitivas) nas apresentações, foi um Oscar previsível até demais. A vitória de Slumdog em praticamente todas as categorias a que estava concorrendo (das 10, levou 8) não é exatamente uma surpresa (e aquele show para apresentar as três canções indicadas, praticamente um festa de Bollywood, serviu de vez pra coroar o filme), enquanto Benjamin Button acabou levando os três prêmios técnicos ao qual era favorito (Efeitos Visuais, Direção de Arte e Maquiagem), com Rourke sendo derrotado (e homenageado por Ben Kingsley, no momento dos “padrinhos”; bonito mesmo) por sua performance genial em O Lutador, mas pelo menos por um outro ator foda, Sean Penn, ganhou, que tratou de anunciar o nome de seu amigo durante o discurso. A única vitória que realmente surpreendeu foi a de Departures, japonês que levou Filme Estrangeiro, desbancando o favorito Valsa com Bashir.

Nas minhas apostas, acertei 16 das 21, talvez meu maior aproveitamento, mas não é mérito meu, já que, bem, realmente não foi muito difícil de prever.

2 comentários:

Juliano Jacob disse...

Essas premiações foram em prol da festa indiana na ceromônia... Nunca achei que um filme do tipo "Quem quer ser um milionário?" seria elevado a ponto de desbancar o genial "O Curioso Caso de Benjamin Button" ou até mesmo "O Leitor" na categoria de melhor filme... Oscar é politicagem das grossas...

Rodrigo disse...

Ainda não vi o Slumdog, então não posso opinar, mas eu gosto bastante do Benjamin e acho que dificilmente algum dos indicados superará Milk. De qualquer modo, Oscar não dá pra ser levado a sério mesmo, hehehe...