terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Globo de Ouro 2008



Ao que tudo indica, a corrida para o Oscar desse ano será tão emocionante e divertida de se acompanhar como a do ano passado. Já começam a ser divulgados os prêmios que são os principais termômetros pra a premiação, como o National Board of Review, e nesta quinta saem os indicados para o Globo de Ouro. Pensei em fazer uma lista de apostas para todas as categorias, mas é um prêmio tão abrangente que realmente fica difícil prever os indicados em cada umas das categorias.

Pra filme-drama tenho quase toda a certeza de que o número de indicados excederá (e muito, talvez) o número convencional, de cinco filmes, algo que acontece com bastante freqüência na premiação, ainda mais em um ano como esse, com inúmeros filmes disputando a vaga na categoria. Temos Milk, do Gus Van Sant (com Sean Penn e Josh Brolin com grandes chances de ganhar indicação, The Wrestler, de Darren Aronofski, O Curioso Caso de Benjamin Button, do David Fincher, Gran Torino, do Clint (esse, pode ter certeza, ainda vai crescer muito), além de outros muito cotados, como Revolutionary Road, novo do Sam Mendes, Batman (acho que todo mundo já viu pelo menos o trailer, né?), o maior engodo do ano, Doubt, baseada em peça vencedora do Pulitzer, Frost/Nixon, do Ron Howard (que deve ganhar pelo menos uma indicação para Frank Langella). Com isso, diminuem quase que completamente as chances (que para mim nunca existiram) de Austrália ganhar uma vaga, visto o seu fracasso de crítica e, principalmente, de público.

Outros dois fortíssimos concorrentes acho que poderão ser enquadrados na categoria de comédia-musical, até para que suas chances aumentam: O Casamento de Rachel, do Jonathan Demme, e Slumdog Millionare, do Danny Boyle, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo, especialmente após vencer o NBR (mas tenho que admitir que ele me cheira a Na Natureza Selvagem). Wall-E muito provavelmente ganhará sua vaga, sendo também um concorrente de peso, além de outros que ao meu ver possuem bastante chances, como Vicky Cristina Barcelona (Penélope Cruz ao menos é nome certo – talvez a grande favorita a atriz coadjuvante no momento), Queime Depois de Ler (adoraria ver pelo menos o nome de Pitt entre os indicados), The Visitor, do mesmo diretor de O Agente da Estação e torço para que Trovão Tropical e Robert Downey Jr. concorram.

2 comentários:

samuel disse...

A Penélope Cruz tá inacreditavelmente tesuda em Vicky Cristina. Merece todo e qualquer prêmio só por existir.

Rodrigo disse...

Tá mesmo, assim como a Scarlett, mas eu ainda prefiro ela no Volver (o plano dela lavando a louça é a melhor coisa que o Almodovar fez na carreira).

Aliás, a Cruz tá virando barbada (e eu realmente gosto dela no filme - não só pelo o que o Samuel falou aí, hihi). Me esqueci também de citar no texto o Happy Go-Luky, do Mike Leigh, que vem aparecendo em vários prêmios da crítica e que tem bastates chances de concorrer a comédia-musical (assim como em atriz e roteiro). Vou editar o post.