sábado, 18 de abril de 2009

Ghost Dog

(1999, Jim Jarmusch)



Em Dead Man, Jim Jarmusch pegou elementos do western, jogou no liquidificador e fez um filme muito estranho se pegarmos como referência a história do gênero, mas que se encaixa com perfeição dentro da filmografia do cineasta. Ghost Dog foi feito 4 anos depois e serve como uma sequencia natural: nada a ver se pegarmos a trama como exemplo, mas dá continuidade a esse processo de desmitificar certos gêneros que Jarmusch iniciou em Dead Man. Se naquele Jarmusch procurava reconstruir o faroeste, Ghost Dog entra em um território ainda mais amplo, o dos filmes de gangsters ou os de samurai, desconstruindo o tempo todo caricaturas e criando personagens totalmente inusitados (há, por exemplo, um mafioso que curte Public Enemy e o próprio protagonista, um samurai negro). Jarmusch sempre se interessou em fazer retratos da América, mas em Ghost Dog ela se apresenta do modo mais diversificado (etnica e culturalmente) possível, como esses dois personagens citados podem comprovar (além, é claro, de Raymond, um sorveteiro haitiano que não sabe falar inglês, mas que curiosamente é o melhor amigo do protagonista). O ritmo, como sempre, é pausado e lento, mas é um filme que vai surpreendendo com o passar do tempo, se mostrando extremamente denso, especialmente no sangrento terceiro ato, com elipses que me levaram de volta à atmosfera de Onde os Fracos Não Tem Vez. Ghost Dog, o personagem, também é o típico herói jarmushiano, mas não sendo apenas um esteriótipo; é alguém que parece desconectado com a ordem do mundo atual (alguns personagens o comparam à antigos gangsters, outros dizem que seu nome é símilar aos índios ou aos atuais rappers) que procura seguir as regras antigas (a excelente cena envolvendo caçadores de urso deixa isso bem claro). Desse modo, o desfecho trágico, em que o faroeste de Dead Man é retomado, me parece mais do que apropriado.

PS: Destaque também para a ótima trilha sonora do RZA, a cabeça do Wu Tang-Clan (e não me surpreenderia se Jarmusch tivesse se inspirado no grande Enter The Wu-Tang para fazer este Ghost Dog).

Nenhum comentário: