quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cannes 2008

Saiu hoje a seleção dos filmes que estarão na mostra competitiva do Festival de Cannes deste ano, e com muita coisa boa:

24 City, de Jia Zhang-ke
Adoration, de Atom Egoyan
Changeling, de Clint Eastwood
Che (The Argentine e Guerrilla), de Steven Soderbergh
Un Conte de Noel, de Arnaud Desplechin
Daydreams, de Nuri Bilge Ceylan
Delta, de Kornel Mundruczo
Il Divo, de Paolo Sorrentino
Gomorra, de Matteo Garrone
La Frontiere de l'aube, de Philippe Garrel
Leonera, de Pablo Trapero
Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas
La Mujer sin Cabeza, de Lucrecia Martel
My Magic, de Eric Khoo
The Palermo Shooting, de Wim Wenders
Serbis, de Brillante Mendoza
The Silence of Lorna, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Synecdoche, New York, de Charlie Kaufman
Waltz With Bashir, de Ari Folman

O nível, como vocês podem reparar, está muito acima da média, com novos trabalhos de cineastas bastante importantes: Jia Zhangh-Ke; Clint Eastwood; Philippe Garrel; Wim Wenders (se bem que esse aqui... ah, deixa pra lá); Arnaud Desplechin (com Mathieu Almaric, Emmanuelle Devos e Catherine Deneuve fazendo novamente parte do elenco, após a obra-prima Reis e Rainha); Steven Soderbergh, cujo filme Che, que no total possui 4 horas de duração (!!! - o que não é necessariamente algo bom, aliás), foi dividido em duas partes, Guerrila e The Argentine; Irmãos Dardenne; Atom Egoyan; os argentinos Lucrecia Martel e Pablo Trapero, dos melhores dessa nova geração; a dupla de brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas, com Linha de Passe; e Charlie Kaufman, com a sua aguardada estréia na direção.

O júri será presidido pelo Sean Penn (em quem boto fé) e o festival terá início, se não me engano, no meio dos mês de Maio. Clique aqui para ver a lista completa.

2 comentários:

Ed disse...

Tudo bom, cara? Você anda atualizando isso com muita frequência, não é mesmo? Já está na hora de você divulgar o endereço, você não acha? Abraços.

Anônimo disse...

Não, não acho.