Filme
O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher
Slumdog Millionarie, de Danny Boyle
Frost/Nixon, de Ron Howard
Batman, de Christopher Nolan
Wall-E, de Andrew Stanton
Não sei exatamente porque, mas tenho um pressentimento que Milk fica de fora da lista final (Batman pra mim já tem sua posição garantida). Para seu lugar, a escolha mais óbvia seria Wall-E, a maior unanimidade do ano, que ao meu ver tem grandes chances de ser o primeiro filme de animação a concorrer a categoria principal. O Lutador também pode surpreender (assim como Doubt, que ficou de fora das listas mais importantes, mas que tem um elenco forte e influente a seu favor), enquanto Revolutionary Road, que parecia forte, caiu bastante com o tempo (além de que não teve uma recepção tão calorosa da crítica), mas que também não deve ser descartado.
Diretor
Danny Boyle, por Slumdog Millionaire
David Fincher, por O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard, por Frost/Nixon
Christopher Nolan, por Batman - O Cavaleiro das Trevas
Gus Van Sant, por Milk
Acho que aqui a lista do sindicato de diretores vai se repetir. Van Sant vira o “outsider” e o “autor” da categoria (mais ou menos o que aconteceu com o Schnabel ano passado), enquanto os outros parecem nomes certos. Ainda acredito, no entanto, que Mike Leigh possa surpreender (é um diretor querido e que andou aparecendo em várias listas dos prêmios da crítica), e, principalmente,
Ator
Frank Langella, por Frost/Nixon
Sean Penn, por Milk
Brad Pitt, por O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke, por O Lutador
Clint Eastwood, por Gran Torino
Os quatro primeiros nomes parecem serem certezas, com a quinta vaga
Atriz
Meryl Streep, por Dúvida
Kate Winslet, por Foi Apenas um Sonho.
Anne Hathaway, por O Casamento de Rachel
Sally Hawkins
Só não coloco a Hawkins como certeza porque ficou de fora da lista do SAG (e do Bafta), mas não acredito que o mesmo se repita no Oscar. Foi uma das atrizes mais elogiadas da temporada, além de ter ganho inúmeros prêmios de crítica, além do Globo de Ouro. Jolie, logo, pode ficar de fora; a seu favor tem a indicação ao SAG (e eu sei que o mais provável é que a Leo saia), mas seu filme está bem fraco, apesar de ainda assim possuir grandes chances.
Ator Coadjuvante
Josh Brolin, por Milk
Robert Downey Jr., por Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman, por Dúvida
Heath Ledger, por Batman: O Cavaleiro das Trevas
Dev Patel, por Slumdog Millionaire
Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz, por Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis, por Dúvida
Taraji P. Henson, por O Curioso Caso de Benjamin Button
Kate Winslet, por O Leitor
Hummm, sérias dúvidas aqui. Viola Davis, junto com a Cruz e a Winslet me parecem nomes certos, com a quinta vaga sendo disputada pela Henson, a Amy Adams e pela Marisa Tomei (que tem a simpatia da Academia),
Roteiro Original
Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen
Milk, de Dustin Lance Black
O Lutador, de Darren Aronofsky
Wall-E, de Andrew Stanton
Happy Go-Lucky, de Mike Leigh
Os três primeiros concorreram ao WGA, mas acho que Wall-E tem muitas chances de repetir o feito de Ratatouille e Os Incríveis, enquanto o Happy Go-Lucky tem a seu favor Mike Leigh, querido da Academia e que deve ser lembrado pelo menos aqui. The Visitor também tem chances, podendo ser o filme indie da categoria (mas não me parece ser um filme com força suficiente), assim como o filme dos Coen, Queime Depois de Ler (ambos na lista do WGA).
O Curioso Caso de Benjamin Button, de Eric Roth
Slumdog Millionarie, de Simon Beaufoy
Batman, de Christopher e Jonathan Nolan
Frost/Nixon, de Peter Morgan
Doubt, de John Patrick Shanley
Dificilmente o resultado será outro nesta categoria. Os quatro primeiros tem tudo para serem os filmes mais fortes da noite, enquanto Doubt, apesar de mais fraco, tem a seu favor o fato de ser o típico filme “sério” e “respeitado”, baseado numa peça ganhadora do Pulitzer (e escrita pelo mesmo autor). Mas The Reader e Revolutionary Road não podem ser esquecidos.
3 comentários:
Só para constar que me esqueci de citar o James Franco entre os Atores Coadjuvantes. É um que pode seriamente ameaçar o Dev Patel.
Eu acho que "Milk" entra, mas enten do sua lógica. Não consigo apostar no Clint (acho que ele tem chances, mas não consigo), nem na Amy Adams.
É, já tô me arrependendo de ter apostado na Adams; é até meio óbvio que a Tomei entra no lugar dela, hehe. Eu acho que ou Milk ou Frost/Nixon saem, mesmo que não seja pra entrada do Wall-E, então eu vou no que eu tenho mais "pressentimento" (o problema é que meu sexto sentido sempre falha em apostas, hahaha) e no que que me parece ser menos "tradicional" (pelo diretor, não pelo filme em si).
Postar um comentário