Talvez realmente seja o Kar Wai mais acessível e simples, mas também é o mais frioe mecânica de seus filmes. Se distancia de obras como Felizes Juntos por não possuir aquela excitação em contar uma estória de amor, faltando mais calor, paixão, espontaneidade. No entanto, também não éum trabalho próximo de Amor à Flor da Pele, sem dúvida o mais maduro e contido filme de Kar Wai, simplesmente porque “Um Beijo Roubado” apresenta, sim, aquelas características que fizeram o cineasta famoso, mas o grande problema aqui é que aqueles excessos visuais (dos quais não desgosto – longe disso, aliás, sou fã do homem) estão presentes de um modo um tanto forçado, meio que o Kar Wai querendo mostrar para os EUA que é um diretor com marca própria, e por isso mesmo tais elementos não soam mais como uma opção estética, mas sim uma obrigação (talvez para disfarçar uma possível acomodação), daqueles casos em que o autor vira refém do próprio estilo.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Um Beijo Roubado
(My Blueberry Nights, 2007, Wong-Kar Wai)
Talvez realmente seja o Kar Wai mais acessível e simples, mas também é o mais frioe mecânica de seus filmes. Se distancia de obras como Felizes Juntos por não possuir aquela excitação em contar uma estória de amor, faltando mais calor, paixão, espontaneidade. No entanto, também não éum trabalho próximo de Amor à Flor da Pele, sem dúvida o mais maduro e contido filme de Kar Wai, simplesmente porque “Um Beijo Roubado” apresenta, sim, aquelas características que fizeram o cineasta famoso, mas o grande problema aqui é que aqueles excessos visuais (dos quais não desgosto – longe disso, aliás, sou fã do homem) estão presentes de um modo um tanto forçado, meio que o Kar Wai querendo mostrar para os EUA que é um diretor com marca própria, e por isso mesmo tais elementos não soam mais como uma opção estética, mas sim uma obrigação (talvez para disfarçar uma possível acomodação), daqueles casos em que o autor vira refém do próprio estilo.
Talvez realmente seja o Kar Wai mais acessível e simples, mas também é o mais frioe mecânica de seus filmes. Se distancia de obras como Felizes Juntos por não possuir aquela excitação em contar uma estória de amor, faltando mais calor, paixão, espontaneidade. No entanto, também não éum trabalho próximo de Amor à Flor da Pele, sem dúvida o mais maduro e contido filme de Kar Wai, simplesmente porque “Um Beijo Roubado” apresenta, sim, aquelas características que fizeram o cineasta famoso, mas o grande problema aqui é que aqueles excessos visuais (dos quais não desgosto – longe disso, aliás, sou fã do homem) estão presentes de um modo um tanto forçado, meio que o Kar Wai querendo mostrar para os EUA que é um diretor com marca própria, e por isso mesmo tais elementos não soam mais como uma opção estética, mas sim uma obrigação (talvez para disfarçar uma possível acomodação), daqueles casos em que o autor vira refém do próprio estilo.
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