segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Hellboy II: O Exército Dourado

(Hellboy II: The Golden Army, 2008, Guillermo Del Toro)

Ron Perlman as Hellboy in Universal Pictures' Hellboy II: The Golden Army

Essa é a comprovação de que Guillermo Del Toro talvez seja o cineasta ideal para filmar histórias em quadrinhos. Ele demonstra a cada momento compreender demais esse universo fantástico, se identificar profundamente cada um daqueles freaks colocados em cena. Ao contrário de um Christopher Nolan, que entope um filme de gorduras para parecer importante ou “real”, Del Toro não se esquece do tom fantasioso de sua obra e sabe como poucos explorar tais terrenos. Hellboy II talvez tenha seus excessos, com seus grandiosos monstros e efeitos especiais, mas surpreende por ser sempre uma experiência leve, descompromissada (talvez devido ao humor presente, cheio de tiradas geniais).

Os heróis aqui ganham uma faceta mais sentimental, às vezes melancólica (a cena em que o protagonista e seu parceiro, Abe, afogam as mágoas interpretando uma canção é uma das melhores do ano), sendo um dos blockbusters recentes que melhor exploram aqueles “pequenos momentos” (talvez até mais que Iron Man – que também é muito bom), os conflitos pessoais existentes entre seus personagens. São seres humanizados, mas o desespero deles está justamente no fato de não conseguirem se encaixar, de viverem eternamente marginalizados. São características que ganham credibilidade pelo simples fato de seu criador possuir um carinho gigantesco por cada uma daquelas criaturas. E talvez por pertencer a um tipo de Cinema que é ao mesmo tempo comercial e autoral, algo cada vez mais difícil de ocorrer, que Hellboy II seja o melhor filme de super-heróis da temporada.

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Ainda não fui conferir o novo Hellboy. Fiquei tão decepcionado com O Procurado que estou dando um tempo de blockbusters. Mas concordo com o que você disse sobre Del Toro. Ele sabe filmar quadrinhos como poucos. Espero que ele agora monte seu próximo projeto com a calma que ele exige (filmar O Hobbit, depois do que o Peter Jackson fez no Senhor dos Anéis, se feito com pressa, pode ser o fim de sua carreira).

Mídia? Cultura? Acesse:
http://robertoqueiroz.wordpress.com

Rodrigo disse...

O Procurado eu ainda não vi, mas duvido muito que me decepcionasse (simplesmente porque eu não espero nada, hehehe). Hellboy eu recomendo fortemente, até porque foge um pouco do padrão de cinema do gênero. O Hobbit vai ser com certeza o trabalho mais ambicioso do Del Toro, e isso sempre dá um certo medo, mas eu acho que o universo dele é totalmente compatível com o da história, pode ser que saia algo bem bom dali.